22.11.11

Criação de marca e identidade visual - X Fusca Fest

O Fusca Fest é um evento que tem por base o encontro e a confraternização em torno de uma afinidade: a paixão pelo Fusca e seus derivados com motorização a ar.

O evento atulamente é promovido pela Associação Fusca Clube Bento Gonçalves. O objetivo do evento não é só preservar o carro, mas a história de um símbolo nacional e mundial que sem dúvidas é uma das mais complexas e longas da história do automóvel e diferente da maioria dos outros carros.

Aqui em Bento Gonçalves, é por tradição sempre no mês de março a realização do Fusca Fest. O evento, que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, acontece na Praça Walter Galassi no centro da cidade e a cada ano vêm aumentando o número de carros participantes, tendo no ano de 2010 a marca de mais de 180 carros expostos, estes vindos de inúmeras cidades do Estado. Em algumas edições do Fusca Fest, contamos com a presença de participantes do estado de Santa Catarina, SC.

Conforme levantamento efetuado na 9ª Edição, o público visitante ficou em torno de 3.000 pessoas, entre as mais variadas idades, fazendo do evento um sucesso que vai dos 4 aos 80 anos, sempre causando admiração e muitas lembranças em quem o visita. 

Esta marca foi desenvolvida a partir dos conceitos de evolução (carros antigos com reformas de alta tecnologia, como rodas, acessórios, som, entre outros) e o antigo ou retrô (carros desde a década de 50 até a 90, buscando a melhor originalidade possivel). As formas do símbolo formam o fusca, o principal carro do evento. Estas formas foram desenhadas com simplicidade, pois o fusca é um carro simples. Para buscar os conceitos escolhidos, o teto rebaixado nos remete ao tunning, a personalização do carro com alta tecnologia. Já os paralamas e os farois do fusca continuam com as mesmas formas do carro, buscando a originalidade, o antigo, o retrô. As cores preta e dourada foram escolhidas, pois a combinação delas nos remete ao clássico.

Como parte fundamental das aplicações da marca, foi considerado muito o "clássico", pois nesta região onde é realizado o evento, muitas pessoas são descendentes italianos, onde ainda na casa de seus pais ou avós, ainda existem objetos antigos. Para remeter isto, foi colocado uma borda clássica, lembrando os quadros antigos destas casas, remetendo a sensação de antigo, uma recordação.

Foram trabalhados diversos meios de comunicação para o evento, desde newsletter a cartazes, panfletos, propagandas em rádios e outros meios.

Resultado: A espera de 180 carros inscritos para o evento,  o mesmo passou para quase 230 carros no evento em 2011. Um marco para o clube do fusca de Bento.

Resultado comprovado que, a Sul Art Design e Ilustração está com um excelente trabalho a oferecer à seus clientes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário